Descubra como valorizar a empresa

ara entender como fazer isso sem errar, separamos aqui algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo. Nesse sentido, uma coisa é certa: para aumentar o valor de um empreendimento é necessário planejamento.

Portanto, continue lendo este artigo e saiba como valorizar a empresa, seja você um profissional contratado ou um empreendedor e alcance os resultados que você deseja.

Como valorizar a empresa com o valuation

Um dos caminhos é o valuation. A maximização do valor da empresa é a criação de riquezas para os acionistas ou outros detentores do capital do empreendimento.

Isso acontece por meio do investimento em ativos reais que tornem a rentabilidade maior do que o capital utilizado.

Em primeiro lugar, conheça o valor da empresa por meio de um valuation inicial. Depois, identifique quais são os pontos-chave da empresa que podem melhorar.

Em seguida, realize o que for necessário para a implementação das melhorias. Então, faça um novo valuation para averiguar o aumento do valor da empresa.

Atenção aos indicadores

Para que o processo de valorização da empresa siga na direção certa, é preciso estar atento aos indicadores.

Nesse sentido, os indicadores que irão te ajudar a fazer sua empresa valer mais no mercado são chamados de value drivers. Traduzindo, são os direcionadores de valor, e devem ser observados ao longo do processo de valuation.

Agora, confira alguns value drivers de grande importância:

Gerenciamento de processos: descentralização para tornar a empresa menos dependente de você.

Performance financeira: inclui também auditoria e qualidade dos números.

Independência: diversificação de clientes, funcionários e fornecedores.

Controle do negócio: tem a ver com sua originalidade e significância para o mercado.

Receita recorrente: a proporção e o percentual de receita que retorna periodicamente.

Satisfação do cliente: mensuração do quanto os consumidores da empresa se sentem satisfeitos com os seus produtos, serviços, atendimento e a experiência em geral.

Equilíbrio: sobre a situação do fluxo de caixa da empresa e seu capital de giro.

Potencial de crescimento: focando no que se pode prever para o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo.

Portanto, temos aqui algumas estratégias de como valorizar a empresa que são essenciais. Ao enfrentar esse desafio, é preciso desenvolvê-las para obter os resultados desejados.

Como valorizar a empresa aprofundando conhecimentos

Além de entender melhor como funciona o processo de valuation e de que forma ele ajuda a valorizar a empresa, é preciso aprofundar os conhecimentos no assunto.

Afinal de contas, trata-se de um trabalho que precisa ser feito constantemente e que envolve diversos saberes. Aqui, estamos falando de administração, gestão, finanças, entre outros estudos que são absolutamente úteis para qualquer profissional do mercado.

Por isso, investir na sua carreira, e mais, na formação dos colaboradores da empresa, é algo que certamente irá te deixar mais próximo de dominar o processo de valorização da empresa.

Fonte: Fundação Instituto de Administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *